Animatógrafo
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Quando os teus olhos enchem os bolsos
de pedras há esse dia
que reflecte o crepúsculo no espelho
da cidade, e a voz antiga
abre a porta do animatógrafo a partir
do chão até à geometria
das alturas, esse olhar descendo para
das alturas, esse olhar descendo para
os absurdos pavimentos
das ruas, e estátuas desmoronam,
das ruas, e estátuas desmoronam,
regressam pelas
memórias.
Há cromos repetidos para trocar
Há cromos repetidos para trocar
em qualquer
ocasião: - Numa
pausa de recreio, à espera de um
pausa de recreio, à espera de um
cacilheiro -
numa esquina de
rua, sobre a ponte à hora de ponta, esses
espaços em branco
darão lugar a outros espaços, simples
darão lugar a outros espaços, simples
como a troca
de palavras,
transfigurando o velho no insólito: -
transfigurando o velho no insólito: -
Fáquir
estrangeiro ao mal
dos corpos, as imagens ambíguas
dos corpos, as imagens ambíguas
transpiram em contra-luz no
paradoxo do actor, o teatro das sombras -
paradoxo do actor, o teatro das sombras -
o
corpo da máquina
e um degrau da história onde as escadas
e um degrau da história onde as escadas
fabricam a ondulação
dos corpos em vagas anónimas; certo
dos corpos em vagas anónimas; certo
sussurro do computador
atravessa o ecrã da mente, o espelho
atravessa o ecrã da mente, o espelho
desdobra-se
nas imagens
de todos os gestos, de todas as vozes, -
de todos os gestos, de todas as vozes, -
à
deriva no rectângulo
da caixa de programação contínua
da caixa de programação contínua
no consumo
pálido dos dias.
É para esse aquém que teus olhos derivam,
o
relógio é o mapa
do génio da garrafa que fala longamente
do génio da garrafa que fala longamente
o
episódio da infância,
o sotão de onde partias, -
o sotão de onde partias, -
o membro amputado de um
barco ao
ao compasso do sol tocado pelos dias.
ao compasso do sol tocado pelos dias.
Os teus
passos penetram
as horas, visitam os sinais, as portas libertam
as horas, visitam os sinais, as portas libertam
os risos na retina
e conduzem os gestos à última fila;
e
o teu bolso semeia pedras
que imprimem, uma a uma,
que imprimem, uma a uma,
um testamento de uma
única sílaba.
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