T. S. Eliot
A TERRA DESVASTADA
Nam Sibyllam quidem Cumis ego ipse oculis meis vidi in ampulla pendere, et cum illi pueri dicerent: Sibylla ti theleis; respondebat illa: apothanein thelo.
I. O FUNERAL DOS MORTOS
Abril é o mês mais
cruel, gerando
Lilases em terra morta, fundindo
Memória
e desejo, vibrando raízes
De tédio na chuva
primaveril.
O inverno abrigou-nos quentes, cobrindo
A terra
por neve esquecida, alimentando
Com secos tubérculos um pouco
de vida.
O verão surpreendeu-nos, caindo sobre o
Starnbergersee
Com um aguaceiro; parámos na colunata,
E
continuámos à luz do sol, para o Hofgarten,
E bebemos café e
conversámos uma hora.
Bin gar keine Russin, stamm" aus
Litauen, echt deutsch.
E quando éramos crianças, em casa
do
arquiduque,
Meu primo, levou-me a passear de trenó,
E eu
tive medo. Disse-me, Marie,
Marie, segura-te firme. E deslizámos
abaixo.
Por essas montanhas, onde te sentes livre.
Leio,
quase toda a noite, e parto para o sul no inverno.
Que
raízes são essas que se agarram, que ramos crescem
Fora deste
pétreo lixo? Filho do homem,
não podes dizer, ou adivinhar,
pois conheces apenas
A multidão de imagens fragmentadas, onde o
sol bate,
E a árvore morta não abriga, o grilo não alivia,
E
a pedra seca não move nenhum som de água. Apenas
Há sombra
sob esta rocha púrpura
(Entra na sombra desta rocha púrpura),
E
vou mostrar-te algo diferente de tudo:
A tua sombra da manhã a
andar atrás de ti
Ou a tua sombra ao entardecer ao teu
encontro;
Mostrar-te-ei o medo num punhado de pó.
Frisch
weht der Wind
Der Heimat zu.
Mein Irisch
Tipo,
Wo weilest du?
- Deste-me jacintos a
primeira vez há um ano;
"Chamavam-me a menina dos
jacintos."
Mas, quando voltámos, tarde, do Jardim
dos
Jacintos,
Os teus braços cheios, o teu
cabelo molhado, não fui capaz de
Falar, e os meus olhos
falharam, não estava
Vivo nem morto, e nada sabia,
Vendo
no coração da luz, o silêncio.
Od’ und leer das
Meer.
Madame Sosostris, clarividente afamada,
Teve
um forte esfriado, apesar de
Ser conhecida como a mulher mais
sábia da
Europa,
Com um perverso baralho de cartas. Aqui,
disse ela,
Está a sua carta, o Marinheiro Fenício
afogado,
(Essas são pérolas que eram seus olhos. Parece!)
Aqui
está Beladona, a Senhora das Rochas,
A senhora das
situações.
Aqui está o homem com as três varas, e aqui
a Roda,
E aqui o comerciante zarolho, e esta carta,
Que
está em branco, é algo que carrega às costas,
Que me é
interdito de ver. Não encontro
O Enforcado. Receie a morte por
água.
Vejo multidões de gente, andando em círculo.
Obrigada.
Se encontrar, querido, a Sra. Equitone,
Diga-lhe que eu própria
lhe levo o horóscopo:
Deve-se ter todo cuidado nos dias de
hoje.
Cidade Irreal,
Sob a névoa castanha de uma
aurora de inverno,
Uma multidão fluiu sobre a Torre de Londres,
tantos,
Não pensei que a morte a tantos tocara.
Suspiros,
curtos e inusitados, foram exalados,
E cada homem fixou os olhos
diante dos seus pés.
Subiu a colina e desceu a King
William Street,
Até onde Saint Mary Woolnoth velava o
tempo
Com
um som morto no último golpe das nove horas.
Ali vi alguém que
conhecia e detive-o, gritando "Stetson!
- Estavas comigo
nos navios em Mylae!
"Aquele cadáver que plantaste o
ano passado no teu jardim,
"Já começou a brotar? Será
que vai florir este ano?
- Ou a brusca geada perturbou o seu
leito?
"Oh, mantém o Cão longe daí, que é amigo
dos homens,
- Ou com as unhas desenterra-o de
novo!
"Tu! hypocrite lecteur - mon semblable, -
mon frère!"
II. UMA PARTIDA DE XADREZ
A Cadeira onde se sentava, como um resplandecente
trono
Brilhava na mármore, onde o espelho
Apoiado em
colunas trabalhadas como
exuberantes vinhas
De onde
um Cupido dourado espreitava
(Outro escondia os olhos com a
asa)
Duplicava as chamas de um candelabro de sete
braços
Reflectindo a luz sobre a mesa como se
O brilho das
jóias rosáceas se lhes juntasse,
Vindo das caixas de cetim
derramado em rica abundância;
Em frascos de marfim e vidro
colorido
Abertos, espreitavam estranhos perfumes
sintéticos,
Unguentos, em pó ou líquido, - perturbantes,
confusos
E afogou os sentidos em odores; agitados pelo ar
Que
soprava da janela, estes ascenderam
Alongando as demoradas
chamas das velas,
Na laquearia lançaram o seu fumo
Agitando
o padrão caixotado no tecto.
Uma larga madeira marinha nutrida
por cobre
Verde e laranja, emoldurado por uma pedra colorida,
Em
que à pálida luz um golfinho esculpido
nadava.
Acima da
antiga cornija foi exibida
Como se uma janela desse sobre a cena
silvestre
A mudança de Filomela, pelo rei bárbaro
Tão
rudemente violada; ali o rouxinol ainda
O deserto ocupava com
uma voz inviolável
E ainda ela chorava, e ainda o mundo
persegue,
"Prisão Prisão" para ouvidos surdos de
lixo.
E outros tristes desnortes do tempo
Nas paredes foram
retratados; formas olhando
Baixaram, baixando, silenciando o
quarto
fechado.
Passos arrastaram-se na escada.
Sob a
luz do fogo, sob a escova, o seu cabelo
Expandia-se em sinais
flamejantes
Brilhava em palavras, depois ficaria ferozmente
parado,
"Esta noite estou mal dos nervos. Sim, mal.
Fica comigo.
"Fala comigo. Por que nunca falas? Fala.
"Que
é que estás a pensar? Que é que estás
a pensar? O
quê?
"Nunca sei o que estás a pensar. Pensa."
Penso
que estamos no beco dos ratos
Onde os mortos perderam os seus
ossos.
"Que barulho é
esse?"
O vento sob a porta.
"Que barulho é esse agora? O que está
a fazer o vento?"
Nada, que seja novo, nada.
"Não
"sabes
nada? Não vês nada? Não recordas
"Nada?"
Recordo
Essas
pérolas que eram teus olhos.
"Estás vivo ou morto? Existe
algo em tua cabeça?"
Mas
Ó Ó Ó Ó essa Shakespeherian Rag -
É
tão elegante
Tão inteligente
"Que devo fazer agora?
Que devo fazer?"
Vou sair como estou porta fora e andar
pela rua
"Com o cabelo solto, assim. Que faremos amanhã?
-
Que vamos fazer?
A água quente às dez horas.
E se chover, o carro fechado
às quatro.
E vamos jogar uma partida de xadrez,
Apertando
os olhos sem pálpebras e aguardando
a pancada na porta.
Quando
o marido de Lil foi desmobilizado, disse...
Não medi as minhas
palavras, eu própria disse-lhe
Depressa, por favor, está na
hora
Agora que Albert vai regressar, vê se despertas para a
vida.
Ele vai querer saber o que fizeste com o dinheiro que te
deu
Para tratar alguns dentes. Foi o que te disse, eu estava
presente.
Arranca todos os dentes, Lil, e coloca uma boa placa
dentária,
Foi o que ele disse, juro, não suporto
olhar para ti.
E não suporto mais, disse, e penso no pobre
Albert,
Está no exército há quatro anos, que gozar agora bem
o tempo,
Se não lho garantires, outras o farão,
disse
eu.
Ah, ora aí está, disse ela. Ele disse algo semelhante a
isso, disse.
Então saberei a quem agradecer, disse ela,
fixando-me directamente nos
olhos.
Depressa, por favor, está na hora
Se não
quiseres, podes fingir-te ocupada, disse.
Outras podem
satisfazer o que negaste,
Mas se Albert te escapar, não será
por falta de não te avisar.
Devias ter vergonha, disse, de
parecer tão envelhecida.
Tu és uma completa idiota, disse.
Bem, nesse Domingo Albert regressou casa
III. O SERMÃO DO FOGO
O dossel do rio quebrou-se: os últimos dedos das
folhas
Prenderam e afundaram-se no banco molhado. O
vento
Inaudível atravessa a terra castanha. As ninfas partiram
Doce Tamisa, corre suave, até que minha música termine.
O
rio não tem garrafas vazias, papéis de sanduíche,
Lenços de
seda, caixas de cartolina, beatas de cigarro
Ou outro testemunho
de noites de verão. As
ninfas
partiram
E os seus amigos, os herdeiros vagabundos
dos
presidentes de câmara da cidade;
Partiram, sem
deixar o endereço das moradas.
Junto às águas de Leman
sentei-me e chorei...
Doce Tamisa, corre suave até que minha
música termine,
Doce Tamisa, corre suave, pois não falo alto
nem longamente.
Mas nas minhas costas em fria explosão
Os
meus sentidos ouvem
O gargalhar dos ossos e o riso
espalhar-se
de ouvido em ouvido.
Um rato rastejou
suavemente na vegetação
Arrastando a sua barriga viscosa pela
margem
Enquanto pescava no monótono canal
Passeando pela
tarde invernosa ocultei-me atrás do posto de gasolina
Meditando
sobre o naufrágio do rei, meu irmão
E sobre a morte do rei
anterior, meu pai.
Lívidos corpos nus no chão húmido
abaixo
E ossos lançados num pequeno sótão terroso e
seco,
Pisado apenas ao longo dos anos pelo pé do
rato...
Mas nas minhas costas de vez em quando oiço
O som
de buzinas e motores, que devem trazer
O ritmo Sweeney para a
Sra. Porter na primavera.
Oh, a lua brilhou na Sra. Porter
E
em sua filha
Elas lavam os pés em água com gás
Et, O
ces voix d'enfants, chantant dans la coupole!
Louco
Louco Louco
Prisão prisão prisão prisão prisão
Tão
rudemente violada.
Tereu
Cidade Irreal
Sob a
névoa castanha de um meio-dia de inverno
O Sr. Eugénides, o
mercador de Esmirna
Com a barba comprida, com o bolso cheio de
groselhas
C.S.F. para Londres: documentos à vista,
Convidou-me
num francês demótico
Para almoçar no Cannon Street
Hotel
Seguido de um fim de semana no Metropole.
Na
hora violeta, quando os olhos e as costas
Surgem por cima da
mesa, quando o motor humano espera
Como espera um táxi
latejante,
Eu, Tirésias, embora cego, oscilando entre duas
vidas,
Velho com estriados femininos seios, posso ver
Na
hora violeta, a hora da noite que se esforça
Em direcção a
casa, e traz o marinheiro do mar para casa,
A datilógrafa em
casa na hora do chá, limpa o café da manhã, acende
O fogão,
e coloca a comida em latas.
Fora da janela perigosamente
espalhadas
As suas combinações secam tocadas pelos últimos
raios de sol,
No divã empilhados (à noite em sua cama)
Meias,
chinelos, camisolas e espartilhos.
Eu, Tirésias, velho com
sulcos rugados
Entendi a cena e o resto predisse -
Eu
também esperava o convidado esperado.
Ei-lo que chega, o jovem
carbuncular,
Empregado de um pequeno corretor de imóveis, com
olhar arrogante,
Um desses insignificantes em que altivez
encaixa
Dentro do chapéu alto de um milionário de Bradford.
O
momento é oportuno como adivinha,
A refeição terminada, ela
está exausta e entediada,
Ele esforça-se por envolvê-la em
carícias
Ainda não reprovadas, se quer indesejadas.
Rubro
e decidido, de súbito ataca;
Mãos exploradoras não encontram
defesa;
A sua vaidade não requer resposta,
E dá as
boas-vindas à indiferença.
(E eu, Tirésias, que renunciei a
tudo
o que representa esse divã ou cama;
Eu, que me sentei
em Tebas, debaixo do muro
E andei entre o mais humilde dos
mortos.)
No fim, o homem concede-lhe um beijo paternalista,
E
tacteia o caminho, descendo por escadas sem luz...
Ela
volta-se e olha um momento no espelho,
Pouco consciente de que o
amante partiu;
O cérebro permite-lhe um pensamento
semi-consciente:
"Bem, agora está feito: estou feliz por
ter terminado".
Quando a bela mulher se entrega à loucura
e
Caminha novamente pelo quarto, sozinha,
Alisa o cabelo
com a mão automática,
E coloca um disco no gramofone.
"Esta
música rastejou por mim sobre as águas"
E ao longo da
Strand, subindo a Queen Victoria Street.
Ó Cidade,
cidade, às vezes posso ouvir
Ao lado de um bar público na
Lower Thames Street,
O choro agradável de um bandolim
E um
barulho e uma conversa dentro
Onde os pescadores descansam ao
meio-dia: onde as paredes
De Magnus Martyr sustentam
O
esplendor do branco e ouro Jónico inexplicável.
O rio transpira
Óleo e alcatrão
As
barcaças derivam
Virando com a maré
Velas vermelhas
Largadas
Para
sotavento,
balançam
no pesado mastro.
As
barcaças lavam
Registos de bordo à deriva
Descendo junto de Greenwich
Passando pela Ilha dos Cães.
Weialala leia
Wallala leialala
Elizabeth e Leicester
Com a força
dos remos
A popa
moldou
Uma concha
dourada
Vermelha e
dourada
O mar
velozmente agitado
Ondulava ambas as margens
O vento sudoeste
Arrastava a jusante
O
repicar dos sinos
As
torres brancas
Weialala leia
Wallala leialala
- Autocarros
e árvores empoeiradas.
Highbury aborrece-me. Richmond e
Kew
arruinam-me. Por Richmond dobrei meus joelhos
Deitado
no chão de uma estreita canoa."
"Os meus pés
estão em Moorgate, e o meu coração
Sob os meus pés. Após o
que aconteceu
Ele chorou. Prometeu "um novo começo".
Não
comentei. Ressentir-me de quê?"
"Em Margate
Sands".
Sou incapaz de associar
Nada com nada.
As
unhas quebradas das mãos sujas.
O meu povo, gente humilde, que
espera
Nada."
la la
Para Cartago vim então
Ardendo
Ardendo Ardendo Ardendo
Ó Senhor, que me extasiaste
Ó
Senhor que extasiaste
ardendo
IV. MORTE POR ÁGUA
Flebas, o Fenício, morto
há quinze dias,
Esqueceu o grito das gaivotas, e as ondas
do
mar fundo
E os lucros e as
perdas.
Uma torrente sob o mar
Em
sussurro descarnou os seus ossos.
Enquanto pelas ondas subia e
descia
Visitou as idades da sua juventude e
velhice
Penetrando na voragem da água.
Gentio ou
Judeu
Ó tu que volves a roda e a barlavento olhas,
Pensa
em Flebas, que alto e belo como tu já foi.
V. O QUE DISSE O TROVÃO
Após a luz de rúbeas tochas em faces suadas
Após
o silêncio gélido nos jardins
Após a agonia em lugares
pedrosos
O alarido e o choro
Prisão e lugar e
reverberação
Do trovão da primavera sobre
distantes
montanhas
Aquele que estava vivo jaz agora
morto
Nós que estávamos vivos agora agonizamos
Com um
pouco de paciência
Aqui não há água, mas apenas
rocha
Rocha e sem água e a estrada de areia
A estrada
sinuosa acima entre montanhas
Que são montanhas de rocha sem
água
Se houvesse água, deveríamos parar e beber
Entre a
rocha não se pode parar ou pensar
O suor está seco e os pés
sob a areia
Se houvesse apenas água entre rochas
Boca de
montanha de cariados dentes que não pode cuspir
Aqui não se
pode ficar nem deitar nem sentar
Não há qualquer silêncio nas
montanhas
Mas um trovão estéril e seco sem chuva
Não há
qualquer solidão nas montanhas
Mas escarlates faces sisudas
zombam e rosnam
De portas de casas enlameadas
Se houvesse água
E
nenhuma rocha
Se houvesse rocha
E também água
E
água
Uma primavera
Um lago entre a rocha
Se houvesse
apenas o som de água
Não a cigarra
E a relva seca a
cantar
Mas som de água sobre uma rocha
Onde o
tordo-eremita canta nos pinheiros
Pling Plong Pling Plong Plong
Plong Plong
Mas não há água
Quem é o
terceiro que anda sempre a teu lado?
Quando somo, há apenas tu
e eu presentes
Mas quando olho em frente na estrada branca
Há
sempre outro a andar a teu lado
Um envoltório deslizante num
manto castanho, encapuzado
Não sei se homem ou se mulher
-
Mas o que é isso a teu lado?
Que alto som é esse no
ar
Murmúrio de lamento materno
Quem são essas hordas
encapuzadas fervilhando
Sobre infinitas planícies, tropeçando
na terra gretada
Somente envolta pelo raso horizonte
Que
cidade é essa sobre as montanhas
Que fende e regenera que exala
no ar violeta
As torres que caem
Jerusalém Atenas
Alexandria
Viena Londres
Irreais
Uma mulher
dedilhou com força o longo cabelo preto
O Ganges estava submerso, e flácidas folhas
Aguardavam a
chuva, enquanto negras nuvens
Distantes se agrupavam,
sobre Himavant.
A selva agachou-se, curvada em silêncio.
Então
falou o trovão
DA
Datta: o que foi que demos?
Meu
amigo, o sangue agitando o meu coração
A terrível ousadia de
um momento de entrega
Que uma idade de prudência
jamais abolirá
Por isso, e apenas por isso, nós
existimos
O que não se encontra em nossos obituários
Ou
em memórias rendilhadas pela caridosa
aranha
Ou em selos
quebrados pelo magro advogado
Em nossos quartos
vazios
DA
Dayadhvam: Eu ouvi a chave
Rodar uma vez na
porta e rodar somente uma vez
Pensamos na chave, cada um em sua
prisão
A pensar na chave, cada um confirma uma prisão
Apenas
ao cair da noite, rumores etéreos
Revivem por um momento um
Coriolano destroçado
DA
Damyata: O barco
respondeu
Alegremente, para a mão experiente em vela e remo
O
mar estava calmo, o seu coração teria respondido
Alegremente,
quando convidado, batendo obediente
Para controlar as mãos
sentei-me à beira-mar
Pescando, com a árida planície
atrás de mim
Devia pôr ao menos as minhas terras em ordem?
A
Torre de Londres está a cair cair cair cair
Poi s'ascose nel foco che gli affina
Shanti Shanti Shanti
T. S. Eliot in The Waste Land by T.(homas) S.(tearns) Eliot © 2000 The Pennsylvania State University
Versão Portuguesa de Luísa Vinuesa.